Traduza o blog para o idioma

domingo, 1 de julho de 2012





Para tudo há um porquê, um significado que faz sentido para esta ou aquela atitude, para este ou aquele ritual (neste caso a umbanda).


Antes de se iniciar a sessão acendem-se velas e é feita uma defumação com a finalidade de limpar as energias e cargas pesadas do ambiente, dos médiuns e dos consulentes presentes. A defumação é feita com ervas e estas emanam seu perfume ao queimar, é uma troca de energia que atraem boas vibrações, importante para o inicio dos trabalhos. As velas também significam a pureza da mutação e das energias, ela queima mudando de um estado para outro, trazendo luz e clareando os caminhos dos irmãos (desencarnados e encarnados) necessitados de auxílio e conforto. Tanto a defumação quanto os trabalhos como um todo são realizados com cânticos, como forma de louvar aos guias e orixás, auxiliadores de nossos trabalhos religiosos. São a prece da umbanda.
Após a defumação os médiuns "Batem cabeça" ( não no sentido literal da expressão), os médiuns apenas encostam a cabeça no chão, deitados à frente do congá como forma de saudação aos Orixás e seu mentores espirituais. É a demonstração do respeito que temos para com as energias e entidades que estão nos assistindo durante os trabalhos. Para que tenhamos um trabalho seguro é necessário que se forme uma corrente, ou seja, energias e vibrações positivas que envolvem os médiuns como uma corrente de fato. Esta "corrente" começa se formar a partir da defumação, pois essa é a preparação para o começo dos trabalhos. Porém esta corrente se firma quando se "Bate cabeça" iniciando os trabalhos, louvando as entidades e concentrando nossos pensamentos nos guias que irão trabalhar. Isso, para que eles consigam afinar suas energias à dos médiuns para o momento da incorporação, assim chamamos como abertura da sessão. Após defumar, bater cabeça e realizar a abertura da sessão, chama-se as entidades que irão trabalhar. 
Os médiuns incorporados trabalham com seus guias, que orientam, benzem, consolam os consulentes. No passo de que todos já orientados e auxiliados pelas entidades, essas descarregam o médium, ou seja, carregam consigo para o plano espiritual toda a carga negativa retiradas do ambiente e dos consulentes presentes na sessão. Ao descarregarem o médium, logo "desocupam" a matéria, para que os trabalhos sejam encerrados.
O encerramento da sessão também é feito com orações cantadas, como agradecimento pelo auxilio e proteção durante os trabalhos. Desde o começo da defumação até o encerramento, usam-se guias com objetivo de captar toda e qualquer energia negativa, com o objetivo de que o médium esteja protegido durante todo o trabalho. Um trabalho sério e compromissado é muito importante para que entidades de luz possam auxiliar no decorrer da sessão, e para que a seriedade e compromisso exista é necessário que o médium tenha consciência de sua responsabilidade para com a crença dele mesmo e das pessoas que estão procurando ajuda espiritual. Assim que não venha a "brincar" nem "fingir" estar incorporado, isso é um princípio básico para que um médium possa ser denominado digno de sua faculdade mediúnica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário