As Sete Linhas da Umbanda resigna-se ao trabalho com Orixás e suas respectivas falanges que atuarão como transmissoras das mensagens do plano espiritual nos trabalhos da cada casa de religião.Visto que a Umbanda possui várias ramificações o que propõe que cada casa de religião tenha sua própria forma de trabalho, sem perder contudo, a essência da sua doutrina.
Os Orixás partindo do considerado Orixá Maior (Oxalá) até os demais orixás, são considerados divindades no plano astral superior ( Aruanda) e na Terra, são representados pelas forças da natureza. A palavra ORIXÁ significa:
ORI= senhor e XÁ= cabeça , sendo assim, Senhor da Cabeça
1ª Linha > Linha de Oxalá (no sincrestismo: Jesus Cristo)
É considerado o detentor da força e do poder da vida.
2ª Linha > Linha de Iemanjá ( no sincretismo: Nossa Senhora dos navegantes)
Considerada a Rainha do mar, rainha dos peixes e águas salgadas.
3ª Linha > Linha Omulu - Obaluaye- ( no sincretismo: São Roque)
Considerado o senhor dos mortos, cujo seu trono encontra-se assentado no cruzeiro do cemitério.
4ª Linha > Linha de Ogum ( no sincretismo: São Jorge)
Considerado o Senhor dos caminhos, dono da espada e senhor do ferro.
5ª Linha > Linha de Oxóssi ( no sincretismo: São Sebastião)
Considerado o senhor das matas, da caça e da fartura.
6ª Linha > Linha de Xangô ( no sincretismo: São Gerônimo)
Considerado o senhor do fogo e da Justiça.
7ª Linha > Linha de São Cipriano ou das Almas
A Umbanda pela qual trabalhamos é divida nessas sete linhas e cada uma comandada por um Orixá. Cada linha é dividida em falanges nas quais trabalham como falangeiros os guias que podem ser pretos velhos, caboclos, crianças, pomba gira, exús, boiadeiros, baianos, etc...