Traduza o blog para o idioma

Pretos Velhos




São falangeiros ou guias espirituais, que se apresentam sob a forma de "pretos velhos", embora nem todos sejam tão velhos. Geralmente são pretos ou pretas cujas histórias se passaram no tempo da escravidão. Mostram-se simples, humildes, alguns mais sérios, outros mais alegres, outros ainda carregam a doçura nos seus gestos. A forma como se apresentam depende da Linha pela qual estão trabalhando.
São bondosos e compreensivos, mesmo aqueles que vem com uma forma mais séria e direta de transmitir suas mensagens. 
Talvez sua maior particularidade seja a forma de como falam. Suas palavras são precárias e com vícios da época da escravidão ainda, quando não tinham nenhuma forma de estudo ou aprendizagem de linguagens e comportamentos. Outros pretos velhos ainda trazem no seu linguajar traços fortes da sua origem africana. Mesmo com a fala de uma época escassa, eles são um povo muito inteligente e sabem exatamente quando, como e de que forma transmitir suas mensagens àqueles filhos que estão necessitando de ajuda e conselhos. Tem um vasto conhecimento sobre ervas e com suas misturas atuam como curandeiros, auxiliando na cura de doenças e dores corporais e espirituais.
Dentre esse povo existem os pretos velhos do congo que são os pretos velhos que mantiveram sua origem africana não somente na sua forma de trabalho mas também na sua liguagem cuja a presença do idioma africano é marcante.
As entidades de Pretos Velhos são entidades de luz e dentre seus trabalhos chegam trazendo o conforto nas suas palavras e simplicidade, orientam na evolução espiritual dos que os procuram e seus conselhos são reconfortantes.
Podemos citar vários nomes de pretos velhos como: Pai Cipriano, Pai Joaquim, Vó Cambinda, Vó Chiquita, Vó Luiza, Tia Maria, Pai Guiné, Vovó Ana, e vários outros nomes, porém isso não significa que todos trabalhem da mesma forma. Cada qual possui uma forma própria de trabalhar através do médium incorporado, assim como os trabalhos de uma casa de Religião diferem dos trabalhos de outra, mantendo sempre os principais fundamentos da Umbanda.