Traduza o blog para o idioma

Abertura de Sessão e os Pontos

Antes que se comece os trabalhos de incorporação na casa de religião é importante que seja feita uma defumação, que consiste na queima de ervas aromatizadas, mas não somente isso. São ervas ou plantas retiradas da natureza e o que decorre da defumação é a energia pura que percorre todos os cantos do ambiente limpando tanto a casa quanto aqueles que estejam presentes nesse procedimento. Diz-se que espíritos atrasados ou sem luz não gostam de cheiros agradáveis, assim como se encontram-se em um lugar onde há harmonia, logo tentam fazer com que a discórdia seja implantada. Isso porque tem maior afinidade com coisas e situações desagradáveis. Eis, portanto a intenção da defumação, afastar toda e qualquer energia negativa do ambiente, para que os trabalhos possam ser realizados sem a interferência de nenhuma entidade atrasada. A pessoa que está fazendo a defumação deve ser uma pessoa já preparada para tal, já que ela serve como uma espécie de pára raios de energias positivas e negativas... ao defumar ela fica carregada de energias, para que não aconteça nenhuma situação desagradável é necessário que a defumação não seja feita por qualquer pessoa, mas sim pelo Pai de Santo que geralmente está com uma entidade de luz encostada ajudando-o a realizar tal processo. Outro processo que é muito bom para descarregar energias negativas e repôr energias positivas, são os banhos de descarga. Há quem tome antes das sessões e há quem prefira tomá-los após as sessões para repôr as energias após os trabalhos.

                                                   
             OS PONTOS

Desde a defumação, a abertura dos trabalhos e sua sequência é feita com pontos cantados. Esses pontos são nossas preces e orações a todos os povos que estão nos protegendo e servem também como saudação e agradecimento pelos trabalhos inicados e terminados com êxito.
Não existem regras com relação aos pontos cantados. Cada casa de Religião canta da sua forma os pontos que sabem. Também não existe uma ordem de pontos. Cada dirigente da casa orienta a abertura de sessão à sua maneira.
Normalmente é feita uma saudação inicial à Umbanda e seus Orixás e em seguida às suas falanges. Logo após chamam-se os guias espirituais afins de realização dos trabalhos. Ao encerrar os trabalhos também é feito um breve agradecimento pela proteção e por mais um dia de trabalhos encerrados. Então despacha-se os restos da sessão para que nenhuma carga permaneça no ambiente. Os restos de sessão são despachados normalmente em cruzeiros ou em árvores frondosas.