Traduza o blog para o idioma

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Animismo e incorporação

    


Animismo [do latim anima + ismo] - 1. Teoria que considera a alma simultaneamente princípio de vida orgânica e psíquica. 2. O que é próprio da alma. 3. Para o entendimento espírita, é relativo aos fenômenos intelectuais e físicos que deixam supor atividade extracorpórea ou à distância do organismo humano, isto é, exercida além dos limites do corpo.  
        Se tem por causalidade o Espírito desencarnado, o fenômeno denomina-se espiritual_ou_mediúnico; mas, se o Espírito é o do próprio encarnado, chama-se anímico.


Considero de grande importância para o aprimoramento moral do médium trabalhador, quanto ser religioso e responsável que deve ser, o conhecimento sobre o que é ANIMISMO. 

Algumas pessoas sentem energias, outras sentem vibrações, uns vêem entidades, outros ouvem vozes de seres invisíveis a seus olhos carnais... Há os que são intuídos, ou os que sutilmente percebem sensações... A isso chamamos mediunidade, quando o indivíduo é capaz de sentir o campo vibratório da espiritualidade que lhe rodeia e lhe envolve.

Porém o animismo se enquadra a indivíduos que independente de qual seja sua mediunidades (ou nenhuma mediunidade em alguns casos de médiuns mal intencionados), ele cria alguma situação inexistente. Por exemplo:

Joaquim tem uma mediunidade sensitiva. Em certa sessão, na casa onde trabalha Joaquim sentiu uma energia densa tomar a sala onde todos trabalhavam. Maria, médium também participante da corrente, cuja mediunidade é a visual, (ou seja, Maria vê as entidades com clareza e facilmente identifica cores e vestimentas) vê a entidade causadora de tal sensação e em torno dela a escuridão de sua alma. 

Joaquim diz:

- Estou sentindo uma vibração densa, e negativa, como se uma nuvem negra pairasse sobre a sala. Vejo um homem de terno e calças escuras, ele sorrí e diz olá...

Maria espanta-se, pois a entidade que está vendo é sim um homem, porém de roupas simples, camiseta, e sapatos, ele está sério e olha a todos. 

Essa situação descrita é uma forma de animismo, onde o médium sente as sensações do espírito, porém imagina qual a condição dessa entidade. Ele cria uma visualização em seu pensamento sobre o que poderia estar acontecendo com a entidade e/ou no plano astral, e transmite aos demais médiuns trabalhadores sua declaração sobre o fato que imagina ver. Joaquim, no caso, foi um médium anímico, pois ele não via a entidade de fato, e também não a ouvia dizer "olá", mas imaginou e transmitiu como sendo verídico.

O animismo na incorporação se dá quando o médium interfere na manifestação da entidade. No caso de a entidade desejar passar uma determinada mensagem, e o médium acrescentar mais as suas opiniões pessoais, ou idéias e imposições sobre o tema em questão. A essas interferências chamamos de animismo.

Há médiuns que apenas por sentir a energia dos seus mentores lhes envolvendo, agem como se estivessem incorporados... Será fingimento quando souberem que não estão incorporados e mesmo assim agirem como se fossem os seus guias, e será animismo quando o médium consciente realmente acreditar que está incorporado (mesmo não estando).

Os médiuns anímicos são pessoas necessitadas de doutrinação para os trabalhos espirituais que realizam, pois podem facilmente romper uma corrente firme ou dar passagem pra manifestações de espíritos zombeteiros. Essas "invenções" espirituais que os médiuns anímicos fazem pode desestabilizar por completo um trabalho sério e honrado como é o de conduzir e ajudar ao próximo... Afinal, como podemos ajudar aos outros com mentiras? Como podemos ajudar a alguma pessoa perturbada espiritualmente ou obsediada até mesmo, tendo na corrente médiuns anímicos, que imaginam entidades que não existem, dizem sentir coisas que não sentem, ou dizem ouvir coisas que não ouvem? Impossível!
 Uma corrente firme para um trabalho digno deve ser formada de médiuns responsáveis e trabalhadores sérios, que se empenhem no aprendizado e sejam transparentes em suas obrigações religiosas.

Como resolver o animismo?

Isso é uma questão de observação, tanto por parte do médium trabalhador, quanto por parte do dirigente dos trabalhos. Temos consciência de nossas atitudes e sabemos quando estamos indo por um caminho errado. Cabe ao médium errante aceitar a sugestão de corrigir-se... Ao notar-se o animismo em determinado momento do trabalho, deve-se sutilmente, conversar com o dirigente dos trabalhos e esse, então tomará as providências cabíveis. Em um primeiro momento chama-se o médium anímico para uma conversa em particular, pois a intenção não é constrangê-lo e sim ajudá-lo no seu aprimoramento pessoal e moral. Deve-se colocar todos os pontos e mostrar ao médium em que momentos ele esteve interferindo nos trabalhos, isso para que ele foque no erro e não os repita e também para que ele tenha consciência de que o dirigente sabe exatamente o que está cobrando do médium anímico em questão. Basta apenas analisar, nos próximos trabalhos as atitudes do médium, se estão melhorando ou ainda estão falhas, sempre chamando-o e mostrando pontos a ser melhorado...
Porém, temos visto que, nem todos os médiuns anímicos aceitam as sugestões de melhorar, se incomodam ao serem interpelados e visivelmente trabalham de mal grado... A esses, resta então o afastamento da corrente firmada, pois necessita-se de uma corrente firme, para um trabalho sério... Precisa-se de médiuns de carácter humilde e receptivos para o melhoramento de suas faltas... Aos demais perturbadores de um trabalho digno e firme, resta o afastamento para (quem sabe) a reflexão de suas atitudes em relação ao seu trabalho mediúnico.



           Meu Pai Oxalá!

Auxilia-nos a compreender mais, a fim de que possamos servir melhor, já que, somente assim, as bênçãos que nos concedes podem fluir, através de nós, em nosso apoio e em favor de todos aqueles que nos compartilham a existência.
Induze-nos à prática do entendimento que nos fará observar os valores que, porventura, conquistemos, não na condição de propriedade nossa e sim por manancial de recursos que nos compete mobilizar no amparo de quantos ainda não obtiveram as vantagens que os felicitam a vida.
E ajuda-nos, a converter as oportunidades de tempo e trabalho com que nos honraste em serviço aos semelhantes, especialmente na doação de nós mesmos, naquilo que sejamos ou naquilo que possamos dispor, de maneira a sermos hoje melhores do que ontem, permanecendo em ti, tanto quanto permaneces em nós, agora e sempre.
  
               Axé



















Nenhum comentário:

Postar um comentário