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Xirês Candomblé

A intenção principal dos Xirês não é escrevê-los de forma correta no idioma yorubá, e sim escrevê-los de forma que sua pronúncia seja entendida para aqueles que querem aprender a cantar as rezas de nossos queridos Orixás e assim saudá-los de alguma forma!


Xirê Exú (ketu)

Ei Barabô ago mojubará Leba coxé
Ei Barabô ago mojubará
E mabéko ecó ei barabô ago mojubará Leba le exu Lonã

E Bará unbebe Tiriri Lonã
Exu Tiriri bará unbebe Tiriri Lonã
Exú Tiriri

bará unbebe Tiriri Lonã
Exu Tiriri
bará unbebe Tiriri Lonã
Exu Tiriri

E le Bará e le bará le bará ungom górungó
E le Bará

Inainê mojubá ê mojubá Inainê mojubá ê

agô mojubá

Bará logikí Exu Lobewa ara ê
Bará logikí Exu Lobewa ara ê

Xonxon opê xonxon opê apatakorô di ejó
Laroye!
xonxon opê apatakorô di ejó

Bará ketu re ketu bará exu awló





Xirê Ogum (ketu)

Ogum onirê ogum jojô Kebeneçá
Korô onirê ogum jojô xêcussari 
Ogum onirê ogum jojô Kebeneçá
Agoro nirê ogum jojô xêcussari
Ogum onirê ogum jojô kebeneçá
Oro onirê ogum jojô xêcussari
Ogum onirê ogum jojô Kebeneçá
Arorô onirê ogum jojô xêcussari




Xirê de Oya/Iansã (ketu)

Oya korô unlê oguereguê
jatá korô unlá ó garagá ó paperê
jatá korô unguê ô guereguê baumpá kureló

Ogunhanhan zambi la batalô d'oya
el'oya  kopela jô el'oya Kopela jô
Alappitô yaô alappitô el'oya orixá
Elewê alappitô el'oya 
Oyá cokê yô cokê ifá ori babá

Oya oya orô kodifew oya mofibalê





Xirê Xangô (ketu)


 Xirê Oxoce (ketu)

Ewarawê odé alerê okê eworixá 
derô orun ofan pueran

De kalelê odé kalelê
odeci odé kalelê

Okererê okererê odé arô lokê
Okererê loro layê okererê lorokê

Oya alayê arolê koromalé kewajô





 Xirê Ossain (ketu)

Ê Farabalé ekoxumawo farabalé ekoxuman
kunkunkunkun olori ê ewe
farabalê ekoxuman

Farabalé ekoxumawo farabalé ekoxuman
kunkunkunkun olori ê ewe
farabalé ekoxuman

Ê mojawê pemossoráwô mojawê pemossoró
epeló pemin epelóyamin mojawê pemossoró



Xirê Omulu/Xapanã (ketu)



Baba lúnakawá xaorô 
Parakodê lerê baba lunakawá xaorô

Borogorô borogorô sahún
Sahún dekota sahúndé

Yaxaré loní éloya eloyaô

Awa tetetê awa nixarê loní
Belenkô xalarê xareloní
Belenkô



Xirê de Oxum (ketu)

Iê iê iê iê iê ô aro biwa bimojé tori epan
yabá koju yaba wo arô biwa bimojé torí epan

yaô biribu obirô orixa oyèiè 

yaboya yaboya yaboya yaboya
obí xexè obi ribu

Obifawera bifawera obirô obifapurelê
Obifawera bifawera obírô
ari dédeo
Obifawera bifawera obirô obifapurelê
Obifawera bifawera obírô
oxum di taladê




Xirê de Nanã (ketu)

Ê ô yabá kemilô olu odô xalá
ê olu odô iê iê iê
olu odô xalá

Xalá wajô oluôdoke wajô
olorê

Ê a kaarebô malê imbaim
ê baim awalerê
obakaebô malé imbaim




Xirê Iemanjá (ketu)


Marelê marê bodô xarênã
awoeiô kalabodô xarenã
onía marayê marelê marabodô xarenã
marelê marê bodô xarenã awoyô kalabodô
xarenã
onía marayê marelê marabodô xarenã
marelê marê bodô xarenã awoyô kalabodô

èawa obêrecé ewé de orí iemanja
yako tabelece awoyô yaô oro fi yajalelê ô





Xirê de Oxalá (ketu)

Aúrê aúrê Babá aúrê

orixá babá orixá bemío
orixá babá oluamí orixá bemío

orixá babá ajagunan orixá bemío
orixá babá orixa bemío

orixá babá oluamí orixá bemío
orixá babá orixá bemío
orixá babá oxaguian orixá bemío
orixá babá orixá bemío

orixá babá olumían orixa bemío
orixá babá orixá bemío

Oriwô oriro rirê elê jubewô
biwô oriro rirê
elê jubewô
biwô oriro rirê
baba elê jubewô

Ê moriô é moífá
ê moriô
Ê moífá
ê moriô
é moíjexá
ê moriô
ê moífá

erô babá rixorô eromí
alalaê ê ê ê 
ê babá laúxê















 













10 comentários:

  1. Estás loco, tienes pipoca y farofa en la cabeza. Candomble, Batuque sin sangre no existe. Eso es invento y puede hacer mal. No hay fundamento. AFROBRAS

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    1. Tengo mucho respecto con tu opinion, pero tengo 27 anos Y estoy viva Y saludable. Trabajar como nosotros trabajamos no hace malo alguns a ninguém de nuestros hijos.

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    2. Tengo mucho respecto con tu opinion, pero tengo 27 anos Y estoy viva Y saludable. Trabajar como nosotros trabajamos no hace malo alguns a ninguém de nuestros hijos.

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  2. seu xiré esta errado , a ordem certa é exu ogum oxossi ossain omulu nanã oxumaré xangô ayra iansã oxum logun edé obá ewa iemanjá oxaguia oxalufan

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    1. Fico feliz por você saber a ordem com que se trabalham com os orixas no seu templo. Respeito sua forma de trabalho assim como todo o seu conhecimento. Da mesma maneira como vocês possuem as ordenanças e rituais de vocês, possuímos o nosso. Nossa linha de candomble trabalha com os orixas nessa respectiva ordem... Não há erros, somente uma linha diferenciada, mas como todas as outras muito Bonita!

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    2. Corretíssima sua resposta Cymy . Temos o péssimo hábito de achar que não existe a diversidade e a liberdade em organizar nossas casas . A ordem nada mais é uma espécie de organização individual. Como o ato se limpar uma casa : uns começam pelo fogão outros pelo chão ,mas no final tudo estará em ordem .

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