"Influem os espíritos em nossos pensamentos
e em nossos atos?
Muito mais do que imaginais. Influem a tal
ponto, que, de ordinário, são eles que vos
dirigem."
(O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, questão 459)
Tratando-se de espiritualidade, temos a obsessão cuja a influência de uma entidade proveniente de esferas inferiores ou imorais é predominante na matéria obsediada. Essa entidade induz o médium a realizar tarefas, agir desta ou daquela maneira, muitas vezes mudando hábitos e costumes, aguçando vaidades, a fim de afinar a energia do médium as suas. Somos ótimos transmissores e receptores de energias e vibrações. Quando estamos bem, mantemos bons pensamentos, emitimos energias boas e vibrações positivas. Nesse caso acabamos por ignorar o que há de ruim, e é como se estendêssemos as mãos a nossos guardiães. Podemos citar como um exemplo fácil de entendimento:
"Certo jovem em seu passeio matinal, depara-se com uma loja nova próximo à sua casa. Era uma perfumaria que exalava um cheiro agradabilíssimo. O jovem tanto gostou da fragrância sentida que decidiu entrar na loja e ver que perfume era, para que pudesse, em outro momento, comprá-lo. Ficara tempo suficiente dentro da loja, a ponto de ficar com aquele perfume em sua roupa ou em sua pale talvez, e ao retornar para sua residência ainda sentia o perfume que tanto estimara. Fora demitido de seu emprego, em um renomado escritório de sua cidade... Conseguira nova oportunidade de sustentação em empresas de recolhimento de lixo urbano, trabalho por ele considerado digno, no entanto cansativo. No começo adaptar-se fora difícil, o mal cheiro do lixo lhe embrulhava o estômago, foi difícil, mas depois de alguns meses já estava acostumado com o cheiro desagradável. O que não percebera é que com o tempo, mesmo após os banhos que tomava o cheiro continuava impregnado em seu corpo, tão acostumado estava. Mas quem o encontrava logo sentia desagradável odor e afastava-se discretamente, para que o jovem não se sentisse ofendido."
Assim são as energias que nos rondam, se estamos em ambientes agradáveis, com pessoas agradáveis, boas conversas e bons sentimentos, então estamos nos impregnando de energias boas assim como o perfume da loja que ficara nos trajes ou pele do rapaz. Essas energias positivas, possibilitam aos nossos mentores nos protegerem de todo o mal, pois conseguem ficar próximos, já que suas energias também são positivas e trabalham no bem... Porém, quando os pensamentos ruins apoderam a mentalidade humana, onde a maldade passa a tomar conta e reinar no ser, as energias boas baixam, uma vibração de cor escura e fosca toma conta do corpo material, é como a sujeira, o mal cheiro adquirido sem perceber pelo jovem citado no exemplo. As energias impregnam assim como o perfume ou a sujeira, grudam no espírito tal qual a sujeira que cai no chão e fica por meses sem limpar. Assim, entidades que mantém essa mesma faixa vibratória tendem a se aproximar, pois essa energia baixa lhes é familiar. Assim como pessoas com os mesmos gostos e mesmos ideais, carácter e atitudes semelhantes tendem a ser amigos, entidades atrasadas tendem a se unir àqueles que possuem pensamentos inferiores afins de incutir no médium pensamentos que incentivem o ato imoral, a maldade, ou o ciúme exagerado, o ódio, a possessão... A partir disso o médium adquirirá atitudes lamentáveis, mas que servirão de prato cheio a essas entidades que querem não tão somente brincar com a matéria mas também obsediar para poder realizar suas vontades dentro das leis das trevas ou seguindo uma linha de raciocínio vingativa em relação ao ser obsediado. Assim se aproximam os obsessores, a partir de um pensamento, instigando a maldade nos pensamentos do médium, sugerindo atitudes que podem deixar o médium triste, descontente, infeliz e acabando com seu senso moral (assim baixam as energias dos médium e conseguem ligar-se a esses por cordões vibratórios). Essas entidades moldam o cotidiano do médium de acordo com o que habitam no plano espiritual e o médium, sem perceber, vai aos poucos se tornando um fantoche perante o obsessor. Porém, não esqueçamos o seguinte: UMA ENTIDADE OBSESSORA POSSUI UM OBJETIVO PARA TANTO.
Não são simples zombeteiros dispostos a brincar, se divertir com este médium e logo em seguida procurar outro... Essas entidades, por possuírem um propósito, prejudicam, nem sempre por serem más em sua essência, mas por possuírem consigo um carregamento de sentimentos de vingança, raiva, ódio, por um indivíduo em particular.
Qualquer entidade pode tornar-se obsessor?
Qualquer entidade que tiver o objetivo de perturbar alguma determinada pessoa ou entidade (no caso de obsessão de um espírito sobre o outro). Basta que sejam entidades de baixo grau evolutivo, onde não há conceitos de moralidade, nem a intenção da prática da bondade e da caridade. Entidades obsessoras são entidades ainda presas a pensamentos e sentimentos ruins,materiais e não interessam-se por sua evolução espiritual, mas sim em fazer justiça com suas próprias mãos, prejudicando àqueles que em algum momento de sua existência lhes prejudicou. Por isso é importante que estejamos sempre bem, buscando coisas boas, situações agradáveis, e pedindo sempre ajuda aos que nos protegem, para que estes afastem toda e qualquer intenção de maldade de perto de nós. Assim que, somente entidades sem luz tornam-se obsessores. Guias, mentores espirituais, anjos da guarda, como preferirem chamar seus guardiães da espiritualidade, esses não são e jamais serão obsessores. Essas entidades são evoluídas e tem o objetivo de estar conosco, nos intuindo com bons pensamentos, dentro dos princípios da bondade e da caridade. Essa é sua função, em benefício nosso e para nosso auxílio em nossa evolução moral, pessoal e espiritual. São professores espirituais, nos ensinam dentro do caminho do bem e jamais poderemos olhá-los como obsessores.
Qualquer pessoa pode ser obsediada?
Em vista da diversidade de sentimentos e pensamentos transmitidos pelos médiuns, ou por qualquer pessoa, mesmo essa não tendo sua mediunidade desenvolvida, todo aquele que mantiver pensamentos elevados e estiver cuidando sempre de seu íntimo tanto espiritual quanto material a fins de que nada de ruim lhe atinja, esses dificilmente serão alvos de obsessores. Ao passo que toda aquela pessoa desleixada com sua espiritualidade, com sua reforma íntima em prol do que é voltado para o bem, e mantém seus pensamentos num baixo nível vibracional, esses sim podem ser vítimas de obsessão. Porém, as pessoas obsediadas são ESCOLHIDAS pelas entidades. Porquê? Por possuírem essas um objetivo a cumprir, seja vingar-se, seja perturbar, enlouquecer ou destruir a vida daquele por quem carregam seus maus sentimentos. Para atingir determinada pessoa essas entidades necessitam de alguém próxima a ela, essa pessoa escolhida deve ter algum vínculo, seja amigo, namorado, parentes... não há importância no parentesco do "escolhido" com a pessoa a ser atingida pela entidade. Basta que essa pessoa seja fácil de influenciar e assim fará tudo o que a entidade obsessora determinar. Assim, como o obsediado pode ser, também, aquele que a entidade quer prejudicar. Nesse caso a entidade conseguiu afinar sua energia e seu carácter imoral ao do obsediado e com o seu objetivo já formado e a intenção de prejudicá-lo ao conseguir manipular as atitudes da pessoa em questão, logo sua vida estará arruinada... Como isso irá acontecer? A partir das atitudes próprias da pessoa obsediada, instigada pela entidade que estará ali no lado do médium deturpando seus pensamentos e incentivando a maldade e os maus sentimentos.
Quais os motivos para a obsessão?
Existem N motivos para uma obsessão. A entidade que obsedia carrega uma mágoa, rancor ou ódio pelo obsediado e não conseguindo perdoá-lo mantém-se preso a este lhe prejudicando da mesma forma como sentiu-se um dia prejudicado. Assim, vemos fatos semelhantes em casos em que ambos (obsessor e obsediado) tiveram uma vivência encarnatória juntos, e onde após o falecimento de um deles esse passa a perseguir e perturbar o outro, ou em casos onde um dos espíritos aceitou redimir seus erros nas oportunidades do reencarne e o outro não aceitando a condição de seu espírito, permanece no plano espiritual preso àquele que retorna ao plano material. Por vezes o obsessor o é por várias e várias encarnações, perturbando àquele obsediado diretamente (influenciando nas próprias atitudes da pessoa) ou indiretamente (quando a entidade influencia outras pessoas para atingir aquele). A obsessão pode ser reflexo também de médiuns que não sabendo lidar com a espiritualidade e os trabalhos espirituais dentro da boa conduta e e da caridade, utilizam da energia de espíritos menos evoluídos para realizar pequenas ou grandes maldades. Entidades essas que exigem "pagamentos", exigem que lhe atendam, exigem serem donos de algo ( uma casa de religião) por exemplo. Digo EXIGEM pelo simples fato de que, entidades iluminadas e com certo grau evolutivo, não exigem nada, elas PEDEM, e compreendem caso não seja possível atendê-las, diferente daquelas entidades ainda apegadas à matéria e as necessidades do vício, pois essas tendem a vingar-se do médium que não lhes servir. Assim, também como existem obsessores pouco gananciosos, mas que por pura e simples maldade procuram um alvo fácil para suas baixas vibrações. Descontente com o que vivera quando encarnado e após o desencarne, e não aceitando ajuda para sua evolução espiritual, assim como não sabendo pedir por essa ajuda, a entidade revolta-se com aqueles que se encontram em harmonia e equilíbrio familiar, ou entre amigos, e essa estabilidade lhe perturba, já que é algo que não consegue adquirir para si... Sente uma necessidade de perturbar, incomodar, causar discussões e brigas sérias a fins de montar perto dessa pessoa um ambiente semelhante aos seus sentimentos espirituais. Para tanto basta um pensamento menos puro daquele a ser obsediado para que a entidade comece a colocar em prática seu objetivo de perturbar a vida do médium tal qual se encontra a situação dessa própria entidade no plano astral.
Existem vários outros motivos para uma obsessão, assim como não somente a obsessão do espírito pelo médium, mas assim como existe a obsessão do médium para com o espírito ( caso de pessoas que "prendem" afetos já desencarnados através de suas tristezas e pensamentos sempre chamando e pedindo pra que esse espírito não lhe abandone, por exemplo). Também há a obsessão de encarnado sobre encarnado, onde uma pessoa obsedia outra, perturbando sua vida e causando um caos no dia-a-dia do outro. Assim que, citar todas as possibilidades de obsessão aqui, daria um livro, o que a princípio não pretendo escrever, já que ainda tenho que aprender muito sobre a espiritualidade e suas questões.
Pode um dirigente religioso ser obsediado?
No caso deste dar "entrada" para entidades obsessoras, sim, o dirigente pode ser alvo de obsessão. Inclusive, muitas entidades mal intencionadas, querendo disseminar o que lhe é aprazível em seu meio espiritual, disseminar maldades e interesses sutis e fúteis procuram aproximar-se de dirigentes de casas religiosas para que estes possam servir de instrumento para realização de trabalhos maldosos contra o próximo, ensinamentos deturpados sobre a religião, ensinam as pessoas a terem MEDO das entidades, quando na verdade elas devem ter é RESPEITO. E como um médium dá "entrada" pra esse tipo de entidade? A partir do momento em que ele deixa a vaidade falar mais alto, o seu ego ser massageado e ele pensar que manda, e as outras pessoas são suas subordinadas. Uma casa de religião não é de uma única pessoa, é de todos que a frequentam, o dirigente tem o dever de conduzir os trabalhos e ensinar os seus filhos seguidores a ter responsabilidades e respeito pelo que estão seguindo e acreditando, assim como respeitar uns aos outros. Na casa de religião, quem diz o que deve ser feito é a entidade que se manifesta e esses ensinamentos sobre o que deve ser feito é transmitido pelo médium dirigente, e a partir de suas mensagens e pedidos é que nota-se seu grau evolutivo, seu caracter moral dentro da espiritualidade, e assim conseguimos perceber se é ou não uma entidade obsessora. Infelizmente, existem dirigentes que deixando-se influenciar por maus pensamentos e baixas energias acabam por serem obsediados e aceitam fazer maldades porque a entidade "que manda" nos trabalhos ordena que se faça isso ou aquilo pra prejudicar o próximo. Essas entidades tendem a manifestar-se como "guias protetores" "mentores espirituais", enganando o médium com suas vibrações e energias e assim, em meio a realização de maldades, vai ensinando seus filhos a trabalhar da mesma forma, com entidades também de baixo nível evolutivo que compõe sua falange nos planos inferiores. A vida desses médiuns tende a ser perturbada, são pessoas que, se analisarmos, estão sempre reclamando de tudo, descontentes com o que possuem, falando mal do outro e muitas vezes fazendo maldades para seus próprios filhos frequentadores da casa de religião. São tipos típicos de médiuns obsediados, com suas feições carregadas, suas vidas perturbadas, vivendo de aparências (muitas vezes) falando mal dos outros e criando intrigas... Assim que, todos aqueles médiuns e frequentadores que estejam em busca de uma casa séria, prestem atenção nas mensagens transmitidas pelas entidades trabalhadoras nesta casa, se forem mensagens que incentivem nossos defeitos interiores, incentivem nossas brabezas, nossos rancores, nosso ódio, então com certeza NÃO serão entidades de luz que estarão transmitindo essas mensagens e ensinamentos. Entidades evoluídas prezam pelo respeito e antes de tudo respeitam-nos como seres encarnados e imperfeitos que somos, não humilham, não deturpam as verdades, não elogiam em vão, são entidades francas e sinceras, que transmitem ensinamentos sobre a boa conduta do ser humano, os ideais de evolução dentro do amor e da caridade e incentivam o perdão, pois como disse um Preto Velho, meu querido amigo, " O PERDÃO ABRE AS PORTAS PARA A EVOLUÇÃO, PERDOA E ESTARÁ CRESCENDO QUANTO ESPÍRITO DO BEM" ( Pai João da Caridade)
Agradeço a meus queridos amigos espirituais que me auxiliaram nas escritas desse tópico sobre obsessão. Muito aprendi sobre, e espero continuar transmitindo aos interessados mensagens e ensinamentos relevantes para nossa evolução espiritual. Que tenha sido de grande valia e incentivo a novas descobertas alinhas acima digitadas.
Saravá a todos os povos, que estejamos sempre protegidos e abençoados com suas boas vibrações!