Traduza o blog para o idioma

segunda-feira, 16 de julho de 2012



Muitos preconceitos são gerados em torno dos materiais e utensílios utilizados nos rituais de Umbanda, Candomblé e outras ramificações dessas religiões...
Mas como já havia dito, para tudo há um porquê e venho hoje explicar o porque da utilização de fumo, cigarros, charutos, velas e tantos outros...


Qualquer tipo de ritual, pra dar certo ou não vai depender do empenho, caráter, concentração e pensamentos de quem faz. Quando se acende uma vela, por exemplo, para iniciar um trabalho religioso, está se firmando uma energia. A função da vela é auxiliar na mudança da energia do ambiente, é uma mudança tão pequena, mas que juntando com a defumação, a água, o incenso, e todo o resto faz uma grande diferença. A vela é sólida, mas passou por um estado líquido, e com o fogo ela queima torna-se líquida e logo sólida novamente. Isso tudo gera energia e essa energia flui no ambiente, sem contar que ela representa a claridade, e é por isso que quando se acende uma vela deve-se acende-la com bons pensamentos, desejando coisas boas e um caminho iluminado... 
A defumação é basicamente o mesmo processo, as ervas utilizadas na defumação um dia tiveram "vida", são purezas da natureza, cada uma com sua finalidade de cura, cada uma com seu papel no meio ambiente. Essas ervas ao serem queimadas passam de um estado para outro gerando também energia e fluídos, devido a pureza que essas plantas carregam e através da fumaça carrega esses fluídos pelo ambiente. As ervas e plantas mantém mesmo depois de secas algumas propriedades particulares, e essas propriedades ainda mantém energias provenientes do meio ambiente, com a mesma pureza de seu estado inicial... E os símbolos riscados carregam uma energia muito grande... Porquê? porque é a energia gerada pela entidade que risca aquele ponto, aquele símbolo... então ao riscar sua energia se concentra ali e é por isso que prende e desfaz qualquer energia ou carga pesada de um ambiente. Mas qualquer trabalho pra ter um fundamento proveitoso, deve ser feito sempre com os pensamentos elevados, sempre mentalizando os mentores da casa, e de cada médium, pra que a energia se canalize naquele ponto, naquele trabalho. 
 As bebidas não são necessariamente ingeridas pelas entidades, algumas entidades ingerem com o intuito de descarregar o médium, mas nesse caso a bebida está magnetizada pela energia da entidade e já não será somente uma uma bebida alcoólica ou água, ela será então um remédio, e como tal atuará no organismo do médium... Já vi médiuns saírem bêbados de casas de religião, mas então isso se deu por que de alguma forma o médium interferiu no trabalho do seu mentor... O cigarros, os charutos e os fumos tem a mesma função de emanar, através do magnetismo gerado pela queima de suas propriedades, bons fluídos juntamente com a energia e magnetismo das entidades trabalhadoras. As entidades NÃO tragam a fumaça para os pulmões como fazem os fumantes, elas somente baforam o ar com a fumaça já magnetizada por suas energias fluídicas, assim não prejudicando a matéria física do médium...

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Passar adiante nossas experiências, na forma de ensinamentos, na forma de auxílio, na forma de conforto... Acreditar na capacidade do próximo assim como nos foi confiado a sabedoria de um trabalho sério e digno. Se podemos trilhar caminhos iluminados, ultrapassando dificuldades e adquirindo conhecimentos, outros também serão capazes, pois é a força de vontade que nos conduz junto a nossa crença e necessidade de vencer. Não permita que lhe digam que você não pode chegar em determinado lugar ou posição, que você não é capaz de aprender a realizar esta ou aquela atividade. Não permita que lhe diminuam seus valores, pois o seu valor não está nas condições financeiras e sim no que você carrega dentro do seu coração, está na sua disponibilidade de amar sua crença e doutrinar seus filhos de santo com a dedicação que se merece, pois logo, eles serão exemplo dos seus passos... Nossos guias ficam satisfeitos e muito contentes ao ver que este ou aquele filho está sendo conduzido de forma digna, fora dos misticismos impostos por tanto egoístas que se acham donos da sabedoria Divina. Mantenha fé em suas atitudes e seus trabalhos jamais serão atingidos, e ainda por cima você estará propagando algo de muito especial que não deveria ser esquecido jamais: A NOSSA FÉ!

domingo, 1 de julho de 2012





Para tudo há um porquê, um significado que faz sentido para esta ou aquela atitude, para este ou aquele ritual (neste caso a umbanda).


Antes de se iniciar a sessão acendem-se velas e é feita uma defumação com a finalidade de limpar as energias e cargas pesadas do ambiente, dos médiuns e dos consulentes presentes. A defumação é feita com ervas e estas emanam seu perfume ao queimar, é uma troca de energia que atraem boas vibrações, importante para o inicio dos trabalhos. As velas também significam a pureza da mutação e das energias, ela queima mudando de um estado para outro, trazendo luz e clareando os caminhos dos irmãos (desencarnados e encarnados) necessitados de auxílio e conforto. Tanto a defumação quanto os trabalhos como um todo são realizados com cânticos, como forma de louvar aos guias e orixás, auxiliadores de nossos trabalhos religiosos. São a prece da umbanda.
Após a defumação os médiuns "Batem cabeça" ( não no sentido literal da expressão), os médiuns apenas encostam a cabeça no chão, deitados à frente do congá como forma de saudação aos Orixás e seu mentores espirituais. É a demonstração do respeito que temos para com as energias e entidades que estão nos assistindo durante os trabalhos. Para que tenhamos um trabalho seguro é necessário que se forme uma corrente, ou seja, energias e vibrações positivas que envolvem os médiuns como uma corrente de fato. Esta "corrente" começa se formar a partir da defumação, pois essa é a preparação para o começo dos trabalhos. Porém esta corrente se firma quando se "Bate cabeça" iniciando os trabalhos, louvando as entidades e concentrando nossos pensamentos nos guias que irão trabalhar. Isso, para que eles consigam afinar suas energias à dos médiuns para o momento da incorporação, assim chamamos como abertura da sessão. Após defumar, bater cabeça e realizar a abertura da sessão, chama-se as entidades que irão trabalhar. 
Os médiuns incorporados trabalham com seus guias, que orientam, benzem, consolam os consulentes. No passo de que todos já orientados e auxiliados pelas entidades, essas descarregam o médium, ou seja, carregam consigo para o plano espiritual toda a carga negativa retiradas do ambiente e dos consulentes presentes na sessão. Ao descarregarem o médium, logo "desocupam" a matéria, para que os trabalhos sejam encerrados.
O encerramento da sessão também é feito com orações cantadas, como agradecimento pelo auxilio e proteção durante os trabalhos. Desde o começo da defumação até o encerramento, usam-se guias com objetivo de captar toda e qualquer energia negativa, com o objetivo de que o médium esteja protegido durante todo o trabalho. Um trabalho sério e compromissado é muito importante para que entidades de luz possam auxiliar no decorrer da sessão, e para que a seriedade e compromisso exista é necessário que o médium tenha consciência de sua responsabilidade para com a crença dele mesmo e das pessoas que estão procurando ajuda espiritual. Assim que não venha a "brincar" nem "fingir" estar incorporado, isso é um princípio básico para que um médium possa ser denominado digno de sua faculdade mediúnica.